quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Liberdade para crescer

No foto acima estão a Ana Paula Nunes e sua irmã, Fernanda Motta Nunes.


Acho que uma das coisas que nós - adultos que cresceram na Vila da Eletronorte em Tucuruí - sentimos falta, é da liberdade que tínhamos quando éramos crianças.
Sempre que comento sobre como era morar na vila, digo que queria que meu filho, o Lucas, crescesse em um lugar como aquele. Imagino ele, do jeito que é ativo e gosta de brincar, ficar na rua até tarde, jogar bola onde tinham os gramados em algumas ruas.
Quando digo brincar na rua é brincar na rua mesmo, até no meio da rua! Jogar golzinho, bete, queimada, amarelinha, pega-pega e muito mais.
Hoje em dia não sei como está lá, mas aqui em Brasília onde moro, está cheio de crianças de condomínio, que não sabem o que é sair e brincar fora do prédio, e pior, quando saem é pra brincar dentro daqueles parquinhos de shopping, terrível!


A foto abaixo foi cedida por Sergio Trevisan.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Mulheres nos canteiros de obra

Acabei de achar uma reportagem muito interessante sobre as mulheres que trabalharam na obra de Tucuruí.
Sempre teve, mas com o tempo foi aumentando.
Aos poucos o machismo vai ficando pra escanteio, ainda há um longo caminho a percorrer. Esta reportagem que saiu na Veja em dezembro de 2001 é centrada nas que faziam o trabalho pesado mesmo. Se alguém aqui trabalhou lá e tem fotos me mande que vou adorar contar mais dessa história.

Por último e mais importante para mim. Quem fez estas fotos da reportagem foi o genial Pedro Martinelli, um dos fotógrafos que mais admiro!

Podem clicar nas imagens, estão em um formato grande e inclusive dá para ler a matéria.




segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Garrincha em Tucuruí



Depois de muito tempo resolvi voltar com o nosso blog de fotos sobre Tucuruí. 

Ontem por uma coincidência daquelas difíceis de explicar recebi estas fotos, exatamente no dia em que se completam 30 anos da morte do Garrincha. 

Esta era uma das lendas urbanas de lá era de que ele nunca tinha pisado em Tucuruí, porque muita gente falava, mas ninguém tinha fotos. Ele atuou no fim de sua vida neste time, que fazia apresentações pelo Brasil todo, mesmo sem condições de atuar por muito tempo foi sempre uma grande atração, no mundo todo. É um dos jogadores que mais admiro, craque demais.

Teve que encerrar a carreira muito cedo, por culpa de inúmeras lesões. No fim de sua vida ainda sofreu muito com o alcoolismo.

A Luiza Salomé, que me enviou as fotos, não só as têm, como tem a camisa que ele usou ainda guardada, ela é a mulher que aparece na sequência de fotos recebendo a camisa das mãos dele. Ela me contou também que participou deste evento, trabalhando.

Quem conhecia o blog sabe o quanto eu pedia por estas fotos.

Na sequência temos foto do Milionários com o time completo e também do Time da Obra. vai ser legal se alguém que participou veja estas fotos.

É isso!

Luiza, muito obrigado por me enviar estas fotos, verdadeiras relíquias.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ficha Técnica do Jogo:

Seleção da Obra 0 X 3 Milionários


Times:


Seleção da Obra: Geraldo(Borrachinha); Nilo, Gilmar, Arabé (Balbino) e Adelson (Ivo Macário), Da Guia (Valci) e Gil (Meça); Nezinho, Alderk, Luiz Henrique e Osmarino. Técnico: Batistão, Preparador Físico: Paulo Vital, Massagista: Adilson.

Milionários: Orlando, Cabral, Oréco, Minuca e Lima; Negreiros e Pedro Rocha (Gilberto); Garrincha(Flexa), Ivair (Róbson), Paulo Borges (Osvaldo) e Paraná. Técnico: Toledo, Massagista: Osni.
















Abaixo, podem ver as fotos da camisa que está guardada. Com o número 7.