quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Fanfarras e Desfiles



06/09/2005 02:52

Como esta semana é Semana da Pátria quero que todo mundo pegue os cadernos e em tudo o que escreverem esta semana vão colocar duas listas diagonais na folha, uma verde e uma amarela.
Quem lembra disso? Era o tempo dos militares comandando e a gente tinha aula de Educação Moral e Cívica, tinha também Organização Social e Política do Brasil, a temida e chata OSPB. Não sinto saudade disso...

Bom estas fotos foram enviadas pelo Charles e pela Angelinha, a dela é a última à direita. Estes dias o Charles e a Ana PAula estavm falando aqui sobre desfiles, olhem o que achei no site do Sistema Floresta de Comunicação:

" As bandas que fizeram história

Manoel Vila Seca, conhecido como Mané Seco, era responsável pela chamada Alvorada, tocando os hinos e marchas militares que ecoavam através de seus autofalantes instalados em postes. O padre realizava uma missa todos os anos em frente à capela de São José, no largo da Praça Jarbas Passarinho. Neste tempo, os alunos de Frei Gil eventualmente eram puxados pelo Jazz Orquestra Ita do Norte, comandado pelo maestro João Leite.

Na maioria das vezes, os instrumentos utilizados nas bandas da época eram confeccionados nas oficinas da extinta Estrada de Ferro Tocantins. Ouve-se dizer que sumiam os gatos da cidade no período das comemorações da Independência. Isto estaria relacionado à “fonte” de couro utilizado para fazer os tambores e outros instrumentos de percussão.

No final da década de 70, houve certa glamourização com a introdução das bandas marciais, patrocinada pela Eletronorte que instalava na cidade a Unidade Integrada de Ensino, contratando profissionais da área e promovendo um salto de qualidade para os desfiles da época.
Renata Gobatti"


Comentários:

(06/09/2005 03:40) Jean Galhardi: Como não consegui comentar nas fotos anteriores, vou comentar nessa...
Deixe o meu comentário na minha foto do crachá...hehe..que vergonha...fiz algumas perguntas lá...se alguem puder, responda please.... Sobre dublar Loira Gelada, Silvia, vc lembra que dublavamos no quintal de casa o RPM e outros...tenho fotos....vou mandar para o Sandro...hehehehe....Já sobre os "Procurados", quem lembra aqui do professor de Educação Fisica do Antonello Gazão???? Eu o encontro aqui em Rib as vezes....Alguem tem o contato do Gilberto Batistella??

(06/09/2005 08:38) Charles Everson: Nossa!! Como eu estava sério!! :) Eu perdi o contato com todos os amigos da fanfarra, será que algum deles vão aparecer depois dessa postagem??? Sandro, ficou 10 o blog, pena que é limitado o numero de postagem em 15.

(06/09/2005 11:09) Ana Paula Vila Seca: oia o meu avô faznedo sucesso srsrsrs

(06/09/2005 17:40) Denise Cerqueira: Eu achava o máximo aquelas meninas que ficavam na frente fazendo "evoluções" eu desastrada que sou jamais conseguiria. Adorava ver os ensaios no Carmela Dutra!

(07/09/2005 06:43) Silvia: Jean, eu lembro muito das músicas da época, manda essas fotos pro Sandro que eu quero ver!!!

(09/09/2005 11:05) Juliana Bruno: Cheguei a ensaiar na fanfarra tocando marimba (aqueles xilofones gigantes), mas como fiquei de recuperação, tive que parar. De qualquer forma, acho que eu não era muito boa mesmo.

(26/09/2005 18:55) Lilian Lemos: Gente, quanta saudade!
Amei essa foto!
Participar da Fanfarra foi emocionante, principalmente pq que eu quase não conseguia segurar o surdo médio!

(10/11/2005 01:59) JOSUÉ: Na foto anterior, oh Sandro, impossível comentar. Eu estou à procura da Elisa(ou Eliza), uma de olhinhos puxados (descendente de japoneses). Estudamos juntos na 3ª série, no Grão-Pará, em 1983(se não me engano). Acho que sua família era oriunda da cidade de Lins-SP. Cara, me ajuda ahi, vai!! Meu e-mail: Josuecs@hotmail.com.

(17/02/2006 13:50) Paulo Ernane: E ai galera !!! É muito bom a gente lembrar daquilo que nos trouxe muitas alegrias no pasado e até hoje continua nos tranzendo a mesmo alegria, pois quando vemos essas fotos o sorriso vem logo em nosso rosto e parece que estamos vivendo aqueles dias hoje, pena q não podemos volta aquela epoca, mais com certeza ficaram cravadas em nosso coração por resto de nossas vidas. Bem teve um ano que colocaram flautas na fanfarra, quasse ninguém escutava, mais ficou muito legal, nos tocava-mos o tema da Olimpiadas, alguém POR AI participou desse grupo das flautas !!? acho quem eram umas 5 ou 6. Valeu galera !!!! naneonline2@hotmail.com este é o meu e-mall

(23/07/2006 22:28) paulo canguçu: poxa que saudades.. toquei um ano na fanfarra se nao me engano em 1986 mas foi massa... me lembro do celiao com ¨a hiena ¨tirando todo mundo da frente rodando a baqueta rsrsr

(18/05/2007 17:31) Williian: Sandro, fiquei muito feliz em poder rever fotos de Tucuruí(morei nas vilas nos anos de 82/91), com relação a fanfarra toquei de 86 a 91, o instrumento era a hiena e como o Paulo Canguçu falou(como vai meu amigo!)os curiosos que entravam na frente a gente abria alas com as baquetas. Aos meus amigos e amigas deste tempo, por favor entrem em contato.Um grande abraço a todos e todas!

(06/05/2008 16:35) Florisvaldo: que jóia, eu fiz parte da fanfarra, morei na vila marabá,meus amigos gilmar, antonio, ana, roselaine. e mais tarde voltei e trabalhei por lá no supermercado e na contabilidade.

Um comentário:

  1. Acho que eu esta nesse tempo participando do desfile da fanfarra, eu tocava a zabumba e tinha até uma coleografia, onde a gente rodopiava as baquetas no ar antes de dá o tom na zabumba, era legal demais. Eu me lembro que havia os veteranos que inventaram essa coleografia, não me lembro dos seus nomes, mas isso me veio a memoria. Que saudades desse tempo, onde o desfile de 7 de setembro era um marco.

    ResponderExcluir

Quando comentar deixe seu nome e se quiser, também seu e-mail.