segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Operação Curupira




22/05/2005 23:08

Sobre a fauna de Tucuruí podemos ler o seguinte no site TucuruíOnLine:
"Em Tucuruí é possível ver de perto espécies como o jabuti, macaco guariba, macaco prego, veado mateiro, cutia, jacu, mutum, nambu, sagui, quatipuru, macaco mão de ouro, macaco cuxiú e preguiça que foram capturadas e agora vivem em bases de soltura, criadas em 1984, para inventariar e buscar alternativas de salvamento para a fauna que habitava o reservatório da hidrelétrica.

A captura desses animais aconteceu através da "Operação Curupira" (nome de uma entidade mitológica da Amazônia, que com seus pés para trás consegue enganar os inimigos da floresta) desenvolvida sob a coordenação do INPA, pesquisadores e técnicos do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Evandro Chagas (IEC), Centro Nacional de Primatas (CENP) e o Instituto Butantã, com apoio logístico da Eletronorte. Foi realizada uma varredura nos 2.430 km quadrados do reservatório que conseguiu resgatar quase 100 mil animais, que buscavam refúgio nas árvores e nos pontos mais altos, e encaminhar 2 mil para instituições de pesquisa. O restante foi solto nas ilhas onde foram instaladas as bases de soltura.

Duas Bases continuam em operação e ainda hoje recebem animais recapturados pelo Ibama na região de Tucuruí. Em uma delas são desenvolvidos trabalhos de observação de animais. Essa base é fiscalizada por via terrestre e aquática visando impedir atividades não autorizadas como a caça e a derrubada de vegetação a fim de garantir a integridade da área de aproximadamente 1.235 ha e distante cerca de 60 km da barragem (1h30 de voadeira). "


Comentários:

(23/05/2005 10:23) Denise Cerqueira: Belissíma foto!

(23/05/2005 11:03) Rádila: Tive a oportunidade de conhecer esse Projeto de perto..e foi uma das experiências mais lindas que vivi.. Infelizmente não foi possível naquela época salvar todos os animais mas o trabalho que foi realizado merece todo o nosso respeito. Mandou muito bem Sandrinho... Bjos,

(23/05/2005 16:01) Natacha: Valeu Sandro, a Rádila tem razão, mandou muito bem...
Parabéns pela foto e pelos comentários.

(23/05/2005 19:19) Marco Antonio ( bicudo): Eu concordo com as meninas.... Tb conheci o projeto bem de perto, inclusive acompanhando algumas capturas e visitando acampamentos... Ali vi animais em uma variedade tão grande que vai ser difícil um zoologico me impressionar... Infelizmente alguns não foram alcançados a tempo :( Mesmo assim ... fazendo minhas as palavras da nossa amiga Rádila, este trabalho merece sim todo nosso respeito.

(23/05/2005 20:14) Victor RAMONE: Maneiro o texto... Curupira prá mim era só lenda...
Mestre Kau estou de volta ao mundo dos flogs, sequiser apareça para bebermos um whisky por lá, blz?!

(25/05/2005 00:02) Mari: Ai tenho fotos dos meus pais nesse tipo de operação !!!!

(15/10/2005 15:29) Rangel Sousa: Essa foto expressa um dos maiores desastres ecológicos do século 20 - em nosso País - A ausência de políticas públicas bem como falta de um planejamento ocasionou nessa "OPERAÇÃO CURUPIRA". Existem muitas lembranças felizes, mas agora que crescemos e temos um ponto de vista mais crítico, vemos que a História que nos ensinavam - e que viviamos - não retratava a realidade!

(16/03/2006 12:16) cibele: oi !! meu pai participou dessa operãção logo no inicio tenho varias fotos em casa, eles com os animais eu era bem nova mais eu lembro de tudo...adorei!!

(22/04/2006 02:04) Sandro Macedo: Perfeito Rangel!

(02/06/2006 17:40) AUGUSTO ALVES: meu pai luiz antonio patisipou desta operaçao curupira.

(27/08/2006 00:13) Alvair: Que legal, eu trabalhava no Banco Real e uma vez por mês ia de Helicóptero nos pontos da Operação Curupira fazer pagamento do pessoal, tenho algumas fotos e muitas saudades

(27/06/2007 09:24) ismael barba: sandro tambem trabalhei nesta operação e tenho algumas fotos de resgates, eu era o encarregado do almoxarifado da operação, logo lhe mandarei elas para vc colocar no flog

(17/05/2008 11:34) jose barros (naldo): E incrivel Sandro relembrar essa coisa maravilhosa,que foi a oeracao curupira,meu pai foi convocado para trabalhar nesta operacao eu e meu irmao passamos alguns dias no acampamento,conhecemos todos tipos de bichos cobras.bicho preguica,passaros,macacos,e ouros. saudades...

3 comentários:

  1. Juarez Filho - É verdade, o nome diz tudo foi uma operação. E eu tambem já estive por duas vezes com o meu pai nessas bases, pra ser claro, na base 4, onde meu pai (juarez) trabalhava como cozinheiro. Foi muito bacana: era tipo um zoo particular. Posso lembrar que havia um animal que vivia solto na base e atendia pelo nome e convivia com a gente.

    ResponderExcluir
  2. NOSSA... FICO MUITO GRATO PELA VISÃO QUE TODOS TEM DESSE TRABALHO TÃO LINDO E MAIS, HOJE EU SOU FILHO DE UM DOS INTEGRANTE QUE PARTICIPOU DESDA OPERAÇÃ. MAUS PAI O SR. ALCINDO GAIA DA TRINDADE TAMBEM CONHECIDO COMO (SINDICO) FOI PARTICIPANTE DESTE MARAVILHOSO RESGATE....PARABENS A TODOS

    ResponderExcluir
  3. Também visitei uma base, não lembro qual, quando criança. Voei de helicóptero, fui passageiro numa voadora, muito bom. Meu pai trabalhou aí, Freitas era o nome dele. Morávamos na Vila Permanente nessa época.

    ResponderExcluir

Quando comentar deixe seu nome e se quiser, também seu e-mail.