04/08/2007 21:23
AEROPORTO DE TUCURUÍ - SBTU
Estrada do Aeroporto, km.5 - Tucuruí - Fone: (93) 3787-2522
Pista: 2000 metros, pavimentada e sinalizada
Coordenadas: Latitude: -3º 46' 36" S / Longitude: -49º 43' 9" W
Empresas de vôos regulares: TOTAL
Distância Aérea: Belém: 288 km, Brasília: 1348 km, São Paulo: 2222 km, Porto Alegre: 2923 km
------------------------------------------------
Esta foto da pista do Aeroporto de Tucuruí é linda, foi tirada nos anos 80, década que Tucuruí chegou a ser servida até pela Vasp com aviões grandes.
Mas nas conversas de molecada na rua, duas empresas eram as "favoritas": a Votec, que ilustra a primeira foto e TABA, que ilustra a segunda foto, cada um querendo contar alguma aventura que ele, o pai, vizinho, amigo do vizinho tinham passado em viagens ou aventuras com estas companhias. O apelido da Votec era Vôo-Teco-Teco, da TABA eu não lembro.
Na última foto tem o esquecível Figueiredo com um avião presidencial pousado em Tucuruí. Um pequeno texto sobre aviões e presidentes:
"Seis presidentes brasileiros autorizaram a aquisição de aviões – Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscheck, Costa e Silva, João Figueiredo, José Sarney e Lula - , que foi o primeiro dentre os seis que não autorizou a compra de dois aviões para servir a Presidência".
Aqui um texto que vale a pena ler e entender porque a TABA era "temida":
"A Taba foi uma das pioneiras no transporte aéreo da região Amazônica. Foi fundada em 1976 pelo Coronel Marcílio Jacques Gibson, antigo dono do Loide Aéreo Nacional, vendido à Vasp por 600 milhões de cruzeiros. Com este capital, Gibson comprou a pequena NOTA (Norte Táxi Aéreo) e começou à desenvolvê-la.
Com a criação do SITAR (sitema de Transporte Aéreo regional em novembro de 1975, o Coronel Gibson resolveu candidatar-se à servir a região. Fundou então a TABA (transportes Aéreos da Bacia Amazônica e com ela se propôs a servir toda a região.
Seus tempos de caserna devem ter ajudado na hora da escolha e Gibson ficou com a Amazônia.
Encomendou 15 Bandeirantes (operou apenas 11) e trouxe também os FH-227 e C-46 da extinta Paraense.
Em 1983 trouxe 2 BAe 146 que operaram por alguns meses, sem qualquer manutenção digna. As aeronaves pararam por razões técnicas e tempos depois foram retomadas pelos arrendadores. Sinais de que nem tudo ia bem na empresa.
Bruno Gibson, filho do Coronel, assumiu a TABA. Trouxe novas aeronaves, como os Fokker 100 e Dash8, mas a desorganização continuava imperando. As precárias condições operacionais nada ajudavam. Acidentes começaram a manchar a reputação da TABA, que não aguentou a competição. devolveu metade de sua fgrota de Dash 8 e, meses depois, teve os três últimos tomados por falta de pagamento. Com isto, sua frota ficou reduzida a 2 Bandeirantes. A companhia acabou fechando as portas em março de 1999."
-------------------------------------------
Sobre a VOTEC:
"Votec
Depois de operar durante vários anos como Votec Táxi Aéreo S.A., em 12 de outubro de 1976, a empresa transformou-se em Votec Serviços Aéreos Regionais, ao entrar no SITAR. Logo recebeu seus dois primeiros aviões EMB-110C Bandeirante (PT-GJB e GJG), dos 11 que viria a operar. A companhia começou a operar basicamente na região centro-oeste, embora uma descrição mais apurada mostre que a Votec foi eminentemente uma operadora norte-sul. Suas linhas iam de São Paulo à Belém. A companhia operava em nada menos que 39 cidades em 8 estados: Pará, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas empresa não teria vida longa: foi a primeira companhia criada pelo SITAR a mudar de identidade, quando foi incorporada pelo grupo TAM, que comprou suas ações e ativos, incluindo toda a sua frota. Em 1º de agosto de 1986 a Votec transformou-se na Brasil Central Linha Aérea Regional S/A. Naquela época, operava para 24 cidades, voando do Paraná ao Maranhão, num total de 10 estados."
-------------
PS: os dados sobre a TABA e a VOTEC foram extraídos do site JETSITE. www.jetsite.com.br
Comentários
(04/08/2007 21:01) Judson: Sandro
Parabens pela contextualiacao. Nada como historia.
Grande abraco
(04/08/2007 22:16) Nete: Em tempos de caos áereo, nada como relembrar os velhos e bons tempos.
Sandro, fikei super feliz ao acessar e vê uma nova foto. Demorou, mas chegou...
Grande abraço!
(05/08/2007 08:09) Silvia: Olha o cara cheio de contexto...ótima aula professor Sandro!
(05/08/2007 08:10) Silvia: Acho que TABA já era apelido...
(05/08/2007 18:34) dorinha amacedo: legal Sergio! Muito esclarecedor! passei por alguns sustos em aviões enquanto morei em Tucuruí. Imagine vc , que certa vez, o piloto de um avião em que voltava p\ casa, chamou meu marido e falou: olhe, se perceber queestamos perdendo altura, abra essa portinhola(la na cauda) e comece a jogar as bagagens!Imagine o medo! E na minha primeira viagem a TUCK CITY, Fomos de táxi aéreo Kovaks(não sei se lembra. Descemos numa pista de barro, dentro da cidade! Muita aventura! Gostei muito do folog! Parabéns!
(05/08/2007 22:17) Claudia: Tinha a Vasp e a TransBrasil. Eu adorava ir ao aeroporto.
Tinha também aqueles passeios de helicóptero na inauguração da barragem. UM LUXO!!!!
(06/08/2007 03:07) Simone: Adorei a parte didática da história!
Mas a única coisa que lembro; é que quando ia viajar para o Rio, pegavamos um vôo de Votec até Belém e trocavamos de avião, e que o avião da Votec balançava muito para desespero da minha mãe e minha alegria...
Mas foi muito bom lembrar disso!
Valeu, e que vc sempre me mande esse tipo de mensagem, pois relembrar, com certerza é viver!
(06/08/2007 11:14) Denise: Eu lembro da TABA!!!
(06/08/2007 13:18) Erinaldo: ESSE É O FAMOSO "CAI CAI"
QUANDO FUI PRA TUCURUÍ, FIZ A VIAGEM EM UM DESSES TECO-TECO DE BELÉM PRA TUCURUÍ.
Felicidades a todos
(06/08/2007 18:44) Sandro Macedo: jogar as bagagens fora?? minha nossa...
que aventura!!
(07/08/2007 07:14) Arthemio Perini Neto: Quantas viagens fiz neste aeroporto, são paulo/tucurui,tempos que não voltam mais, ah vc esqueceu da AEROBEL, lembra, abraços
(11/08/2007 23:23) Jonã Lima: Valeu Sandro....Que aula!!!Minha irmâ(Jediã)durante um tempo foi secretária da TABA(em Belèm) e o nome = TRANSPORTES AEREOS DA BACIA AMAZONICA era conhecido também como TRANSPORTES AEREOS BASTANTE ARRISCADOS....
Abraços
(25/08/2007 16:42) ana marta silva: eu trablhei na votec muitos anos .. fui a tur diversas vezes, inclusive tem um morador de tur , muito engraçado .. quando ele chegava na loja em BEL , para comprar o bilhete (que na época existia) ele dizia, que uma passagem para tur com passaporte é o sr ARMENIO BARREIRINHAS, acho que ele ainda mora em Tucurui
(25/08/2007 16:47) ana marta silva: continuando naquela época também tem a DNA MARIA DO CARMO SILVA ( tambem muito simpatica ela é a propietária do Cartório da época , também o sr RAUL SILVA , enfim tem muitas pessoas não lembro de todos , mas um beijo no coração de todos Vocês
(15/09/2007 21:13) adriana sena: Bom, moro em Natal atualmente. Mas, por mais de 16 anos, as ruas de Tucuruí fizeram parte do meu cotidiano. Q saudades. Do colégio, das praças, das amizades inesquecíveis... Valeu, gente pelo site. Tucuruí, meu amor por ti is forever, ever, ever...
Ainda vou pousar neste aeroporto, me aguardem :) futuro piloto tucuruiense :B
ResponderExcluirA pessoa vem no blog dá uma volta online e encontra quem? Biuss
ExcluirOwn... que fofo
Bebê fofa <3
Excluir