domingo, 1 de março de 2009

Antiga ponte do KM 11



09/05/2007 15:29

Essa só quem chegou no começo dos anos 80 vai lembrar, muito provavelmente só quem chegou de carro é que passou por cima dela.

Para situar quem não conheceu, é o seguinte: antes de formar o lago tinha um riozinho naquela área, na estrada que ligao sul do Pará e entrava lá pela Vila Marabá, depois que o lago encheu é que fizeram a ponte com piso de asfalto.

Quando chegamos a primeira vez, claro que não conhecíamos nada, não lembro se em Repartimento ou Novo Repartimento trocamos o pneu furado do carro, pouco depois furou de novo, claro que o carro tinha estepe, mas é muito mais emocionante um estepe murcho no começo da noite, em uma estrada de terra que muitas vezes demorava mais de uma hora pra passar outro carro. Esse carro que passou depois de uma hora não parou, com medo de assalto, é o que acho até hoje. Enfim, vou pular a parte do nosso medo na Amazônia desconhecida para nós, ok?
Só conseguimos ajuda de madrugada e de madrugada seguimos para Tucuruí, chegando pertinho da Vila vimos esta ponte, de madeira e tudo, imaginem atravessar isto de madrugada! Pra dar mais emoção ela balançava mais que montanha russa do Hopi Hari e o motor do carro apagou no meio da ponte. Nunca esqueço do silêncio que fizemos, assustados (era todo mundo criança ainda lá em casa), e tocava no rádio uma fita pirata do Raul Seixas.

Assim que atravessamos tinha uma estradinha que dava uma meia volta na vila e entramos pela guarita principal, não consigo descrever para vocês o alívio e e como achei tão diferente e bonita aquela vila, tudo limpinho, cheio de grama e casinhas bem arrumadas.


------------------------------------------------

Quem mais lembra desta ponte?

PS: peguei esta foto no Acervo TOL, do Tucuruí Online, dêem uma passada lá que tem outras bem legais.


Comentários

(09/05/2007 16:17) Denise: Eu não atravessava essa ponte de jeito nenhum!!!

(09/05/2007 18:25) Nete: Cheguei em Tuc em 81, mas não lembro desta ponte, pois cheguei de barco q foi tbém mto emocionante.
Grande abraço Sandro!

(10/05/2007 00:29) Isis: kkkkkkkkkkkkk
eu já passei por pontes muito piores e mais estreitas...se bem que a que foi feita no lugar dessa é sempre um prazer passar por ela pois é sinal qie estou chegando em casa.....Tucuruí sempre será a minha casa!!!!!Posso estra em qualquer lugar, sei que posso voltar e me sentir em casa.....

bjokas , VIDA LONGA AS NOSSAS LEMBRANÇAS QUARDADAS PELO MESTRE SANDROKAU!!!!!!

(11/05/2007 20:32) Charles: Eu tenho boas recordações dessa ponte... Lembro que meu pai foi responsável pela reconstrução da ponte (encarregado).. e lembro que eu fui uma vez com ele ver a reforma.. perto da hora do almoço eu fui brincar no rio e quase me afoguei...
Depois disso veio a nova ponte (de concreto e aço), e eu sempre que podia... ia para a ponte pular ou brincar de tarzam, balançando em uma corda por baixo dela...

(12/05/2007 11:35) jean gato: essa e la do fundo,me lembro muito bem da contruçao da nova ponte mais dessa não pois fui mora na temporaria 2 e ficava bem loge deste local

(12/05/2007 11:37) jean gato: ali no fundo é o morro do grao pará?

(14/05/2007 11:33) Rosemeri: E como lembro das pontes!!!!! chegamos a ficar pendurados... presos somente pelos penus de um fiat 147 (rsrrrs na época carro zero , nosso jéguinho) Que saudades, parabéns Sandro ! parabéns!! abraços a todos .

(14/05/2007 17:48) Diego: Essa é aquela ponte que leva ao Repartimento??

(14/05/2007 22:06) welson: morei 23 anos em tucuruí e tenho saudades do tempo de infancia....gostaria de saber se o Sandro tem fotos do carnaval no CRA( atual ASEEL) e a passagem do Bozo no clube

(14/05/2007 22:09) welson: vc tem fotos das escolas da REDE PITÁGORAs de ensino estudei no Joge ANTONELLO

(15/05/2007 13:58) Paulo Sergio de Moraes: pesquei muito embaxo dessa ponte

(15/05/2007 17:06) Juliana Bruno: Se eu tivesse chegado quando essa ponte ainda estava na ativa, meu pai teria que procurar um caminho alternativo. Nunquinha que minha mãe ia passar por ali.

(18/05/2007 20:26) Silvia: Eu lembro, eu lembro, eu lembro!!!

(22/05/2007 10:37) solange lucena: nossa passei muito por esta ponte..mais era uma aventura muito boa...quando chegamos em imperatriz ..ja sabiamos q seria muito perigoso..pois naquela epoca era muito perigoso viajar de noite ..por isto sempre saiamos de manha ..para tucurui...olha se tive q passar por esta ponte pra voltar em tucurui ..pode ter certeza q ira sem pensar..mais sabe com e o progresso..tudo novo...bastante sorte a vc ( sandro e familia) abraços solange

(22/05/2007 15:00) carmella: caramba!!
fiquei boba qnd vi essa foto em pensar que a minha turma pula aew de cima hoje em dia...heheheheh
muito boa foto

4 comentários:

  1. O primeiro trabalho do meu pai em 1980 foi em uma empresa de terraplanagem chamada LASA engenharia e propecções que tinha sua instalações acima da vila Queiroz Galvão, eu tinha 10 anos e eu até tomei banho embaixo dessa ponte, muito bacana. Nessa época eu estudei no colégio Grão Pará e tinha que passar de carro todo dia sobre essa ponte para ir pro colégio, mas não me lembro se ela balançava não.

    ResponderExcluir
  2. Hj estou esperando um email que vai ser enviado as fotos da época em que eu morei em Tucuruí, e inclui a que eu tomo banho na ponte. Meu nome é Juarez e meu email é filhozenaide@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Morei aí quando cheguei para mora na vila permanente a Ponte eram já de concreto e ferro estudava no grão Para a tarde saia correndo para casa para espera o meu pai que trabalha aí na idreletrica de contado para ir pesca com ele nesse lago nós ía mos muito pesca embaixo da Ponte no Morro na rua Portel quase no final da rua entre a a casa do seu Romualdo e a casa do seu Roberval esposa da dona chica tinha uma filha chamado de Kelly mesa época eram muito bom de ser mora aí Graz 30 anos que não vou aí MaIs não sei como está aí na vila permanente MaIs tomava muito banho aí no lago andava de canoa eu ganhei uma bicicleta do meu pai andava nesta ruas toda de bicicleta me chamo Alan minha mãe ser chama Izaira conchecida como Mariazinha e meu pai Pedro minha irmãs Andrea e Adriana meu Gmail alansousa569@hotmail.com Facebook alan Sousa saudade desse lugar lindo um dia vou aí ser Deus quiser abraço a todos vc.

    ResponderExcluir
  4. Morei aí quando cheguei para mora na vila permanente a Ponte eram já de concreto e ferro estudava no grão Para a tarde saia correndo para casa para espera o meu pai que trabalha aí na idreletrica de contado para ir pesca com ele nesse lago nós ía mos muito pesca embaixo da Ponte no Morro na rua Portel quase no final da rua entre a a casa do seu Romualdo e a casa do seu Roberval esposa da dona chica tinha uma filha chamado de Kelly mesa época eram muito bom de ser mora aí Graz 30 anos que não vou aí MaIs não sei como está aí na vila permanente MaIs tomava muito banho aí no lago andava de canoa eu ganhei uma bicicleta do meu pai andava nesta ruas toda de bicicleta me chamo Alan minha mãe ser chama Izaira conchecida como Mariazinha e meu pai Pedro minha irmãs Andrea e Adriana meu Gmail alansousa569@hotmail.com Facebook alan Sousa saudade desse lugar lindo um dia vou aí ser Deus quiser abraço a todos vc.

    ResponderExcluir

Quando comentar deixe seu nome e se quiser, também seu e-mail.