domingo, 1 de março de 2009

Trabalhando na Floresta



15/09/2007 00:05

Abaixo vai o e-mail que o Bia me enviou:

"Olá!!!

Meu nome é Bia (Ubiranan na verdade) Lucena.
Meu pai trabalhou ai em Tucuruí de maio de 1983 a julho de 1986.
Ele trabalhava na Construtora COWAN, que participou do desmatamento.
O acampamento da COWAN ficava na cabeceira da ponte do KM 11 no alto do morro.
Tenho fotos das casas, dos equipamentos da COWAN, da nova ponte sendo construída.
Essas fotos q estou mandando são do desmatamento. Meu pai levava a máquina para registrar a floresta, tirava algumas fotos de exuberancia, outras de destruição.

Espero q goste das fotos, pena eu não ter fotos do acampamento da Queiroz. Nesta foto do acampamento da COWAN, o rapaz é o meu irmão Ubiratan Lucena, ele trabalhava como auxiliar de escritório. No fundo são as casinhas dos funcionários eram de 25 a 30 casinhas. Na frente é o escritório e oficinas.

Ah, eu também estudei no Grão Pará, fiz a primeria série em 1985 com a tia Rosa, e a segunda só o primeiro semestre com a tia Gilda. Fiz o pré-primário no Lobinho em 1984."

Legal que ele tirava fotos do trabalho, não? Imaginem quantas coisas bonitas que quem trabalhou no desmatamento viu!

Devia ter cada cantinho legal pra pescar, esses lugares que tem muita pedra acho muito bonito.

Os caras que trabalharam na mata deveriam passar cada apuro, imaginem essa floresta fechada, úmida e escura. Quantos bichos eles não devem ter encontrado pelo caminho?

Um coisa interessante é o acampamento que tem na foto, pelo que diz era perto do acampamento da Queiroz, alguém tem mais informações?

Comentem!


Comentários

(28/09/2007 01:04) TONHINHA: MOREI TAMBEM EM TUCURUI ESTUDEI NO COLEGIO DA PIONEIRA.E TRABALHEI NO HOSPITAL DA VILA PERMANENT. ERA NO PRONTO SOCORRO.

(28/09/2007 01:10) TONHINHA: DURANTE O TEMPO QUE TRABALHEI E MOREI NO ALOJAMENTO FEMENINO NA VILA PERMANENTE,FIZ MILHARES DE AMIZADE,CONHECI ANA CRISTINA FILHA DA PROFESSORA RITAE FILHA DO SR ELCIO,AS MENINAS DO ALOJAMENTO TODAS,A SOCORRO DO BIQUINHOS LANCHE,A SALETE,RUBENS PINHEIRO,AN LIBIA,LUCINEIVA LUIS DAVD,OLIVAR,DNA DINA,MORRO DE SAUDADE DE TUCURUI..................

(28/09/2007 12:05) Nete: Será que o "Bikinhos Lanches" ainda existe lá em Tuc? Adorava esse lugar... quase todos os dias eu batia ponto lá... acho que era o point + frequentado da vila...

(28/09/2007 18:05) francisco das chagas ribeiro lima: morei tambem em tucurui estudei o colegio rui barbosa, e tambem no grão pará, minha infancia foi perfeita, adoro tucurui hoje moro em manaus

(28/09/2007 18:10) francisco das chagas ribeiro lima: morei na temporaria 1 e na vila permanente, de 1979 a 1989, eu nunca foi esquecer essa cidade maravilhosa. mando um abraço para os meus amigos, Tim , fabio leal,

(05/10/2007 14:38) fabio junio: sou de santarem +fui p/tuc rescem nascido morei nas vilas temp.1 temp.2 e permanente,de 1979a1990 como foi boa nossa infania nessa cidade

(08/10/2007 21:25) Ozimar Raimundo M. cABRAL: 08/10/2007 21;35) Ozimar;morei em tucurui em 1982 tive várias amizades,estudei no plácido de castro,espero um dia bate um papo com algum amigo meu da época.

(09/10/2007 16:59) manoel de jesus carvalho: ei alguem aí sabe o paradeiro dos meus amigos que participavam comigo do grupo de jovem na vila temp. II?

(13/10/2007 09:28) henrique barradas: meu paí jogar em tucuruí eu e minha mãe fomos junto ele trabalha na alunorte que é a mesmo tipo de empresa da eletronorte eu adorei essa cidade e estou anciosa para volta para lá eufico no hotel que fica no lado do crt clube recreativo de tucuruí.

(13/10/2007 18:20) holdecsom: JA MOREI EM TUCURIU FAZ UMS DEZ ANOS MAIS HOJE MORO ATUALMENTE EM OUTRO LUGAR O QUE EU TENHO A DIZER DE TUCURUI QUE EU SO SINTO SAUDADES TERRA DO TUCUNARE

(15/10/2007 15:14) Silvia: Fiquei impressionada com o paradoxo de trabalhar com destruição da exuberância. Mas pensando bem, todo trabalho faz isso. Se não é com o meio ambiente é com a gente por dentro.

(15/10/2007 20:32) patricia: MOREI TUCURUI QUASE DEZ ANOS E UM LUGAR DO QUAL SINTO MUITAS SAUDADES,GOSTARIA DE VOLTAR LA UM DIA,OBRIGADA POR ESSAS FOTOS,QUE JESUS TE ABENÇOE.

(20/10/2007 19:04) jose luiz: estou aqui em tucurui quero falar com voces

(19/11/2007 11:07) Patricia: A última escola que estudei em Tucuruí foi o Antonello, gostaria de encontrar alguns amigos daquela época. Meu pai era coordenador e depois diretor da escola, O João Carlos Botossso, alguém lembra da gente?

(22/12/2007 09:45) nethe: morei muitos anos em tucuruí,toda minha familia vivem em tucuruí,agora eu moro na españa meu marido e español,ele adora tucuruí.

Um comentário:

  1. Nethe o bikinho aindda existe, mas hoje é um bar cheio de "pingussos" kkkkk

    ResponderExcluir

Quando comentar deixe seu nome e se quiser, também seu e-mail.