quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Liberdade para crescer

No foto acima estão a Ana Paula Nunes e sua irmã, Fernanda Motta Nunes.


Acho que uma das coisas que nós - adultos que cresceram na Vila da Eletronorte em Tucuruí - sentimos falta, é da liberdade que tínhamos quando éramos crianças.
Sempre que comento sobre como era morar na vila, digo que queria que meu filho, o Lucas, crescesse em um lugar como aquele. Imagino ele, do jeito que é ativo e gosta de brincar, ficar na rua até tarde, jogar bola onde tinham os gramados em algumas ruas.
Quando digo brincar na rua é brincar na rua mesmo, até no meio da rua! Jogar golzinho, bete, queimada, amarelinha, pega-pega e muito mais.
Hoje em dia não sei como está lá, mas aqui em Brasília onde moro, está cheio de crianças de condomínio, que não sabem o que é sair e brincar fora do prédio, e pior, quando saem é pra brincar dentro daqueles parquinhos de shopping, terrível!


A foto abaixo foi cedida por Sergio Trevisan.

Um comentário:

  1. Olá! Que bom que voltou com o blog! Sempre fui fã! Do blog e de Tucuruí. tanto que depois de 15 anos de minha despedida da cidade, resolvi voltar. E hoje moro aki nesta amada cidade onde cresci profissionalmente e constituí família. Continuo morando na vila, como antes e, lhe afirmo que continua tranquila. Claro que não é aquela tranquilidade de outrora...mas ainda sim tranquila onde as crianças continuam podendo brincar na rua até tarde. A vila se tornou uma espécie de condomínio fechado, onde todos podem entrar e sair sem identificação, com excessão de caminhões que precisam ser vistoriados. Mas ainda sim é tranquila, com raras ocorrências policiais. Posso colaborar enviando fotos atuais para seu blog (e antigas tb, afinal tenho muitas).
    Abçs
    Vânia Costa

    ResponderExcluir

Quando comentar deixe seu nome e se quiser, também seu e-mail.